quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CAMPANHA PILHÃO VAI À ESCOLA



O nosso Infantário aderiu à campanha Pilhão vai à Escola. A Campanha "Pilhão vai à Escola" é um desafio lançado pela Ecopilhas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Escolas a adotar as melhores práticas ambientais.
Deste modo, os estabelecimentos de ensino que recolham e depositem no Pilhão este tipo de resíduos receberão em troca material para atividades escolares.



Vamos participar nesta campanha e estaremos a ajudar a preservar o nosso ambiente.


Contamos com a colaboração de todas as famílias.
Obrigada


terça-feira, 22 de outubro de 2013

A melhor exploração do Outono

Os bebés adquirem conhecimento experimentando ativamente o mundo à sua volta: eles escolhem, exploram, manipulam, transformam, fazem experiências… 



Esta foi mais uma exploração sensorial onde o respeito pela individualidade e o tempo de cada bebé foi respeitado. Explorámos folhas das árvores primeiro individualmente depois em grupos. 


Na sala contornámos as mãos de cada um dos bebés para fazermos os espinhos dos ouriços e com os dedinhos de cada um pintámos os olhos e o nariz.


Envolvemos as famílias na decoração de uma folha para a nossa árvore de outono que ficou muito bonita. 


Obrigada a todas as famílias



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Interação com fantoches

Esta fase é marcada pela afetividade, toque corporal, tom de voz , expressão,... todas estas (re)ações constituem uma ponte para que o bebé ao vivê-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o rodeia. 



 Os fantoches, através da sua manipulação, das suas cores, dos sons, do movimento... proporcionam ao bebé momentos divertidos, criativos e de ampliação do conhecimento. 


Vê-se em cada olhar, sorriso, espanto,... que o bebé se deixa maravilhar e envolver na magia do fantoche "Pato Quá-quá" . 


“Necessitamos de um ambiente sadio e seguro que encoraje interações positivas e que desperte nas crianças o desejo de explorar...” (Cryer, 1996)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Mundial da Música



Hoje, no berçário, celebrámos o Dia Mundial da Música de uma forma muito especial.
A professora Beatriz proporcionou-nos uma aula cheia de suaves melodias, instrumentos, sorrisos, palminhas e muita e maravilhosa música.


A Fátima, ao longo do dia, cantou as cantigas de mimar que mais gostamos, colocou música no leitor de CD para ouvirmos, criou situações de movimento ao som de melodias e colocou na sala muitos brinquedos musicais que explorámos das mais variadas formas. 


Foi um dia cheio de boa música onde não faltaram os sorrisos e os carinhos tão próprios deste grupo.