segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Balões transparentes

O bebé cresce a tentar descobrir o meio que o rodeia e fá-lo explorando e interagindo de forma lúdica, para isso ele utiliza o seu corpo e sobretudo os seus sentidos para observar os objetos em movimento, sentem a temperatura, descobrem a diversidade das cores, sons, sabores e texturas.
 
  
A Fátima e a Joana (estagiária da ESELX) fizeram uma grande seleção de materiais e colocaram-nos dentro de balões transparentes de forma a que fossem apelativos para todos os bebés da sala (guizos, massinhas, gomas de frutos com cheiro, canela, grãos de café, papel colorido, avelãs, estrelinhas, …). Por meio da exploração ativa destes balões, da curiosidade, da observação e manipulação os bebés fizeram muitas e novas descobertas.
 
 
Os Materiais lúdico-didáticos condicionam o processo de aprendizagem, pelo que deverão ser cuidadosamente escolhidos. “Como aprendizes activos, os bebés precisam de uma variedade de materiais versáteis e flexíveis que apoiem a sua abordagem sensório-motora à aprendizagem” (Post & Hohmann,2007).
 

  
Foi maravilhoso ver a envolvência de todos nesta nova atividade.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

De partilha em partilha até ao Berçário

A sala da Mónica partilhou com a sala da Xana um livro sobre as cores. Os meninos e meninas da sala da Xana fizeram muitas experiências misturando as cores umas com as outras.
 
 
 

Depois de tantas experiências e descobertas que estes meninos fizeram, construíram uma grande paleta de cores para partilharem com a sala dos bebés!
 
 
Explorámos com as mãos, com os pés e com todo o nosso corpo. Foi uma animação repleta de muitas descobertas coloridas.
 
 
 
Obrigada sala da Xana por esta partilha repleta de animação e novas descobertas coloridas.