terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Livros e leituras

Na sala dos bebés há, todos os dias, contacto com livros. Livros de pano, livros cartonados, livros com imagens, livros com sons, livros com texturas, livros pequenos... grandes. O importante é existir regularidade no manuseio deste bem precioso.


Esta semana estiveram a folhear, em pequeno grupo, livros cartonados - que são os mais aconselhados para os bebés, uma vez que são mais resistentes e próprios para as crianças não se magoarem.


O adulto é um promotor fundamental destes momentos de leitura, uma vez que provoca o interesse, chama a atenção para pormenores e apoia a criança na descoberta das surpresas que os livros carregam consigo.


Um livro é muitas vezes um brinquedo... que tem de ser explorado de todas as formas, observado de todos os lados...


Os livros têm um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da motricidade... Por isso se torna neste objeto tão querido e especial para todos. 

Na nossa sala, todos os dias, é dia de leitura de livros.


"Os bebés apreciam os livros “como um objeto, virando-o desfolhando-o, levando-o à boca e deixando-o cair”. Paula Kelly

4 comentários:

  1. Temos de promover o conhecimento dos livros lá de casa...!

    ResponderEliminar
  2. Os livros são mesmo muito importantes e promovem tantas conquistas. Que bom que todos os dias há tempo para explorarem livros. O Manel adora livros... e já tem uma bela biblioteca lá por casa!

    ResponderEliminar
  3. O Manel adora livros e os segredos que eles escondem. Acho muito boa esta "actividade destes bebés".

    ResponderEliminar