segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O primeiro dia!

A inserção do Bebé na creche pressupõe um período mais ou menos prolongado onde se dá um processo de adaptação que pode ser determinante quer para o desenvolvimento das crianças quer para o estabelecimento de relações positivas entre os profissionais e as famílias. 

Assunção Folque

O primeiro dia é sempre um dia de angustia para os pais! Aqui sabemos que este é um período custoso para todos, por isso mesmo tentamos que este período seja o menos difícil para todos. Estendemos os braços, damos colo aos pais e aos bebés que recebemos com o maior dos sorrisos. 


A porta da sala está aberta neste primeiro período para os pais que nos ajudam a entender as rotinas de cada bebé. 


E é assim num ambiente familiar que os bebés fazem no berçário, as primeiras descobertas, os primeiros soninhos, as primeiras sopas, os primeiros mimos dos manos mais velhos... 



Marcada por encontros e desencontros, a adaptação escolar é o momento em que a criança e seus familiares passam a criar com a escola relações afetivas destinadas a favorecer a construção de um mundo social mais amplo em que estejam presentes muitas conquistas e aprendizagens.

 Luciana Wolker da Silva

2 comentários:

  1. A adaptação da Madalena está a ser muito boa e com uma benesse... Já dorme melhor à noite e tudo, deve ser devido ao cansaço. :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. É tão bom saber e ver que têm miminhos e colinho, fazendo assim a extensão do carinho que recebem em casa!

    Obrigada por cuidarem tão bem os nossos bebés... afinal eles também são de vocês as 3 :)

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar