quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Silêncio... que se vai brincar ao Fado!"

Na sexta-feira passada tivemos na nossa escola uma maravilhosa apresentação do Fado Reguila! O Fado Reguila pretende, "de uma forma simples e lúdica, apresentar às Crianças as sonoridades, o vocabulário e a cultura própria do Fado, envolvendo todos numa aventura expressiva por esse universo musical que, sendo Português, já pertence também a toda a Humanidade." 


A sessão apresentada foi baseada em sons, ritmos e vocalizações, onde a fadista Rosa, conta a sua história:  "uma aventura pelas ruas de Lisboa numa encenação musical mágica mas ao mesmo tempo, cultural, informativa e pedagógica."


O espetáculo interativo, cativou os bebés que de uma forma tão natural, se apaixonaram por este estilo musical, e que de outra forma, provavelmente só mais tarde teriam contacto. 


A Rosa Fadista veio acompanhada de dois amigos, o Gui que tocou Guitarra Portuguesa e o Vi que tocou viola. No final os bebés puderam ainda ter um contacto mais próximo com estes instrumentos musicais. Foi uma manhã culturalmente rica e pedagogicamente interessante. Afinal, "o contacto precoce com a Música favorece a organização integrada de sons, movimentos e emoções e promove a expressão criativa, mesmo antes de existir pensamento e linguagem." Uma experiência a repetir. Vejam no site do Fado Reguila a agenda das próximas sessões e repitam com os vossos filhos este espetáculo. Vale muito a pena. Nós adorámos!

Todos os excertos entre "" deste post foram retirados da página do Fado Reguila. 

1 comentário:

  1. que manhã maravilhosa!! eu espreitei o cenário antes de começar e fui trabalhar com imensa vontade de ouvir cantar o Fado.
    obrigada a todas por esta oportunidade que deram aos nossos bebés!!

    ResponderEliminar