quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O primeiro mês!

Neste primeiro mês a palavra adaptação esteve sempre presente no nosso ambiente educativo. Todos nos tivemos de adaptar: os bebés a um mundo totalmente novo, com ambientes envolventes diferentes, pessoas novas, rotinas e atividades individualizadas; os pais e familiares a pessoas novas com quem iniciaram uma relação de confiança e toda a equipa da sala a novas famílias e novos bebés que merecem a nossa melhor dedicação e interesse individualizado. 



O Berçário é um sistema permanente de relações educativas de comunicação, socialização e individualização com a responsabilidade de proteção da saúde física e mental dos bebés. Um ambiente criado para dar continuidade aos cuidados prestados pela família, favorecendo, entre outras, a satisfação das necessidades emocionais básicas de intimidade, de atenção, de aceitação, participação, de desenvolvimento da autoestima, de novas experiências, de muitas conquistas, de descoberta e formação do eu em relação com o outro.


A criança depara-se com um novo ambiente, composto de adultos e crianças com os quais ela nunca interagiu. O distanciamento da família por longas horas do dia e a inserção num novo ambiente, com rotinas específicas, exigem da criança uma grande capacidade de adaptação. No entanto, este aspeto não diz respeito apenas à criança, mas exige da sua família e também dos profissionais que atuam na creche um processo de adaptação. (CRAIDY e KAERCHER, 1998, p. 28)

Sem comentários:

Enviar um comentário