segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Balões transparentes

O bebé cresce a tentar descobrir o meio que o rodeia e fá-lo explorando e interagindo de forma lúdica, para isso ele utiliza o seu corpo e sobretudo os seus sentidos para observar os objetos em movimento, sentem a temperatura, descobrem a diversidade das cores, sons, sabores e texturas.
 
  
A Fátima e a Joana (estagiária da ESELX) fizeram uma grande seleção de materiais e colocaram-nos dentro de balões transparentes de forma a que fossem apelativos para todos os bebés da sala (guizos, massinhas, gomas de frutos com cheiro, canela, grãos de café, papel colorido, avelãs, estrelinhas, …). Por meio da exploração ativa destes balões, da curiosidade, da observação e manipulação os bebés fizeram muitas e novas descobertas.
 
 
Os Materiais lúdico-didáticos condicionam o processo de aprendizagem, pelo que deverão ser cuidadosamente escolhidos. “Como aprendizes activos, os bebés precisam de uma variedade de materiais versáteis e flexíveis que apoiem a sua abordagem sensório-motora à aprendizagem” (Post & Hohmann,2007).
 

  
Foi maravilhoso ver a envolvência de todos nesta nova atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário