É na relação com o outro e com o espaço que os bebés descobrem o mundo à sua volta e se descobrem a si próprios!
Na sala dos bebés promovemos as relações entre os bebés e mais do que intervir o que gostamos mesmo é de observá-los nas suas descobertas e interações. Uma brincadeira que começa a dois, na descoberta do limite do corpo e termina com deliciosas gargalhadas! Um livro que se partilha e de onde surgem as primeira palavras. Um brinquedo que primeiro é de um e a seguir é de dois, numa exploração conjunta. São momentos verdadeiramente deliciosos!
A relação com o espaço também acontece de forma privilegiada. O espaço é organizado a pensar nas potencialidades que dele podemos usufruir. Na sala dos bebés existem muitas imagens reais ao alcance das crianças... imagens que fazem parte do seu quotidiano ou imagens que lhes dizem algo como os animais da quinta que todas as crianças gostam de descobrir. Estas imagens, colocadas na parede ou coladas no chão são alvo de uma grande procura, seja de uma forma individual, seja em pequeno grupos.
E depois observamos, na relação com o outro, situações como esta em que uma bebé mais crescida (1 ano) embala e dá a chucha a um bebé mais pequenino (6 meses). Simplesmente maravilhoso! Porque é também na observação e imitação do adulto que os bebés aprendem o significado social do mundo que as rodeia!
No contexto da creche, em que o encontro com os mesmos pares é um traço constitutivo
das relações das crianças, a experiência de reiteração permite que, além de reviverem
enredos, situações, as crianças também revivam as relações.
Ângela Coutinho
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