quarta-feira, 25 de maio de 2016

Tabuleiros divertidos!

Ultimamente os bebés têm mostrado cada vez mais vontade em explorar novos materiais, de variadíssimas formas. Tentando responder a esta vontade, apresentámos-lhes uns tabuleiros de cozinha, com espaços redondos (formas para queques) onde encaixavam várias bolas de tamanhos, cores,sons e texturas diferentes.
 

Depois foi hora da exploração: todos os bebés se envolveram, agarrando as bolas, mordendo-as, sentindo cada textura e deixando-as cair ou empurrando-as para as verem rolar no chão. Os tabuleiros, pela sua textura fresca e pela forma, foram igualmente instrumento de muitas explorações. Alguns dos bebés foram capazes de, não só retirar as bolas dos tabuleiros para as explorar, como também de colocá-las novamente num espaço do tabuleiro depois da sua exploração!
 
 
Foi uma ótima experiência, que aliciou não só todos os sentidos, mas ainda contribuiu para desenvolver a motricidade fina do grupo (agarrar objetos, largá-los, passá-los de uma mão para a outra).
 
 
A cada dia que passa os bebés ficam mais despertos para o que os rodeia e experiências deste tipo dão-lhes a possibilidade de conhecer mais do mundo em que vivem.
 
“Manipulando objetos a criança descobre o que pode fazer com eles, o que lhe permite avançar no conhecimento de si mesma e progredir no conhecimento do mundo (…) As experiências sensoriais, expressivas e corporais [servem] para se conhecer a si mesma e para conhecer o que a rodeia”
Carvalho, 2013

3 comentários:


  1. Olá , eu adorei teu blog, e como faço artes em crochet e tricot para bebês e crianças, eu te convido para visitar a minha loja virtual, abraços!!!!
    Visite minha loja Virtual - Tita Carré - Crochet e Tricot

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog. É uma pena que pararam com as postagens. Pois vocês possuem um excelente acervo . Muito interessante e inspirador.

    ResponderEliminar
  3. ótimas indicações para levarmos para o berçario zona norte sp, amei o blog!!!

    ResponderEliminar