quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estímulos visuais!

O outono entrou na sala do berçário cheio de cores que se espalharam pelo chão. 


A Fátima, durante o sono da sesta, colocou no chão da sala folhas cortadas em papel autocolante de várias cores. E criou para todos aos bebés uma atividade onde o fator surpresa era o mais importante. 


Foi maravilhoso observar as várias reações de cada bebé. Enquanto uns tentavam arrancar, outros tocavam a medo, passavam a mão para sentirem a sua textura, alguns apenas observavam, outros tentavam agarrar com a boca ou agarrar mais que uma folha de cada vez e ainda outros tentavam agarrar a folha que o outro bebé tinha acabado de tocar. 


A Fátima tem pena que o papel autocolante não tenha várias texturas, pois a exploração teria sido ainda mais rica de vivências sensoriais.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mexemos, tem som, tem cor... e tamanhos diferentes!

Ao criar, manipular materiais concretos e expressar sentimentos, as crianças entram em contato com um universo mais amplo, de muitas descobertas. Além disso, ampliam a sua perceção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades sensoriais e motoras.


Neste sentido proporcionámos aos bebés uma atividade de exploração de plásticos com texturas, sonoridades, transparências, cores e volumes diferentes. 


Os bebés, da sala, reagiram com muito entusiasmo a esta nova proposta. 

 

Foi uma autêntica festa na nossa sala, todos gostaram de brincar e experimentar as várias potencialidades que estes plásticos mágicos nos proporcionaram.