quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Silêncio... que se vai brincar ao Fado!"

Na sexta-feira passada tivemos na nossa escola uma maravilhosa apresentação do Fado Reguila! O Fado Reguila pretende, "de uma forma simples e lúdica, apresentar às Crianças as sonoridades, o vocabulário e a cultura própria do Fado, envolvendo todos numa aventura expressiva por esse universo musical que, sendo Português, já pertence também a toda a Humanidade." 


A sessão apresentada foi baseada em sons, ritmos e vocalizações, onde a fadista Rosa, conta a sua história:  "uma aventura pelas ruas de Lisboa numa encenação musical mágica mas ao mesmo tempo, cultural, informativa e pedagógica."


O espetáculo interativo, cativou os bebés que de uma forma tão natural, se apaixonaram por este estilo musical, e que de outra forma, provavelmente só mais tarde teriam contacto. 


A Rosa Fadista veio acompanhada de dois amigos, o Gui que tocou Guitarra Portuguesa e o Vi que tocou viola. No final os bebés puderam ainda ter um contacto mais próximo com estes instrumentos musicais. Foi uma manhã culturalmente rica e pedagogicamente interessante. Afinal, "o contacto precoce com a Música favorece a organização integrada de sons, movimentos e emoções e promove a expressão criativa, mesmo antes de existir pensamento e linguagem." Uma experiência a repetir. Vejam no site do Fado Reguila a agenda das próximas sessões e repitam com os vossos filhos este espetáculo. Vale muito a pena. Nós adorámos!

Todos os excertos entre "" deste post foram retirados da página do Fado Reguila. 

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Maçãs tão boas!

No berçário procuramos oferecer a cada bebé o contato com novas experiências de forma a orientar e facilitar as novas descobertas, dando-lhes a liberdade de sentir, ver, observar, provar, saborear, manipular e apoiando as ações que ele vai realizando.


É importante para o bebé o contato direto com as coisas para construir os seus conhecimentos. Em Outubro, nos dias de mais calor, a Fátima trouxe para a sala muitas maçãs de várias cores e tamanhos. Primeiro a exploração das maçãs, foi feita com cascas.


Depois experimentámos os sabores das maçãs sem casca.  Mordemos, cheirámos, deliciámo-nos!!! Foram momentos indescritíveis que resgistámos em algumas fotografias fantásticas.



É no meio de uma riqueza culturalmente pertinente para os bebés que vivemos diariamente experiências enriquecedoras para todos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

domingo, 2 de novembro de 2014

Brincar ao Halloween também na sala dos bebés!

Esta sexta-feira foi dia de Halloween! A tradição não é nossa mas já invadiu o nosso país... e por todo o lado se ouve "Doçura ou Travessuraa". Na nossa escola as crianças mais velhas quiseram-se vestir a rigor e sair pelo bairro em busca das tão esperadas guloseimas. Na nossa sala temos bebés que têm irmãos mais velhos e, por esse motivo, mesmo sem nós esperarmos o Halloween entrou na nossa sala. Primeiro em forma de abóbora...


Pequenas, grandes, recebemos abóboras de vários tamanhos e feitios. Claro que as pusemos no chão e observámos as mais variadas explorações deste fruto. Uma delícia!!!


... depois com fantasminhas à mistura. O decalque do pé de cada bebé deu lugar a um simpático fantasma que com a pintura dos dedos ficou um mimo. 


A sala dos Bebés deseja um Feliz Halloween a todos!