quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O teatro veio à escola!

Ontem foi dia de teatro na nossa escola. O teatro do Biombo veio à nossa escola com uma peça interativa para bebés. Pudemos assisitir a este espectáculo com a sala da Xana que também se deliciou! 



"Dentro da casca, Piu sentia-se salvo mas já estava a ficar muito apertado. Quando nasce, longe da mãe, parte para a descoberta do mundo."


"O Pintainho terá de ser criativo, para sobreviver num "mundo novo", dando novos significados aos obstáculos que vai encontrando; ser comunicativo - para poder socializar e terá de procurar afecto num mundo cheio de obstáculos."


"Numa viajem que balança entre o entusiasmo da descoberta do desconhecido e a insegurança e procura pela mãe, vamos vivenciar com Piu todas as suas aventuras, sentindo a água da chuva, o sabor das tangerinas e até escutando o barulho dos pássaros." in Teatro do Biombo


A riqueza desta experiência foi avassaladora. Os bebés estavam maravilhados com toda a expressividade da Joana que é uma atriz fantástica. É maravilhoso podermos ter nas nossas vivências tantas experiências culturais que nos marcam significativamente.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Túnel de garrafas

A Catarina (estagiária que esteve na sala dos bebés) fez, com garrafas, um tunel que fez furor! Na nossa sala os bebés adoraram experimentar as mais variadas situações com este novo material. Vejam bem estas fotografias que nos deixam de boca aberta com tão diferentes explorações.



“Os bebés e as crianças experimentam o mundo sobretudo por via dos seus sentidos, usando várias formas de movimento simples. Por exemplo, os bebés interagem com o mundo agarrando, rindo, dando pontapés, saboreando, etc. Exprimem o que conhecem e compreendem através do movimento.” (Hohmann & Weikart, 2011).

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Grandes, pequenos, médios... todos cheios de cor!

A semana passada os bebés passaram por uma experiência muito engraçada com um objeto comum de todos nós... o alguidar! Aliás não foi só um, foram muitos alguidares coloridos e de tamanhos diferentes!  
 

As brincadeiras foram mais que muitas: com estes alguidares pudemos brincar ao  jogo do cu-cu,  observar, agarrar, bater, ouvir os sons... as explorações foram inúmeras e várias vezes repetidas.
 

A exploração e a brincadeira também levam a coisas sérias e é assim no meio de uma atividade que vemos a intencionalidade do educador de trabalhar os conceitos dentro/em cima/de lado/em baixo, etc. No meio de tanto divertimento houve ainda muitos sorrisos, mimos e afetos. E o que todos se riram quando alguns bebés de enfiaram dentro dos alguidares... são dias assim, cheios de vida e animação que têm os bebés no nosso Berçário.

 
[...] A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um co-construtor ativo.

Dahlberg, Moss e Pence 2003, p. 72