quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Estímulos visuais!

O outono entrou na sala do berçário cheio de cores que se espalharam pelo chão. 


A Fátima, durante o sono da sesta, colocou no chão da sala folhas cortadas em papel autocolante de várias cores. E criou para todos aos bebés uma atividade onde o fator surpresa era o mais importante. 


Foi maravilhoso observar as várias reações de cada bebé. Enquanto uns tentavam arrancar, outros tocavam a medo, passavam a mão para sentirem a sua textura, alguns apenas observavam, outros tentavam agarrar com a boca ou agarrar mais que uma folha de cada vez e ainda outros tentavam agarrar a folha que o outro bebé tinha acabado de tocar. 


A Fátima tem pena que o papel autocolante não tenha várias texturas, pois a exploração teria sido ainda mais rica de vivências sensoriais.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mexemos, tem som, tem cor... e tamanhos diferentes!

Ao criar, manipular materiais concretos e expressar sentimentos, as crianças entram em contato com um universo mais amplo, de muitas descobertas. Além disso, ampliam a sua perceção do mundo, desenvolvem os sentidos e as relações que mantém entre si, além de exercitar as habilidades sensoriais e motoras.


Neste sentido proporcionámos aos bebés uma atividade de exploração de plásticos com texturas, sonoridades, transparências, cores e volumes diferentes. 


Os bebés, da sala, reagiram com muito entusiasmo a esta nova proposta. 

 

Foi uma autêntica festa na nossa sala, todos gostaram de brincar e experimentar as várias potencialidades que estes plásticos mágicos nos proporcionaram.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CAMPANHA PILHÃO VAI À ESCOLA



O nosso Infantário aderiu à campanha Pilhão vai à Escola. A Campanha "Pilhão vai à Escola" é um desafio lançado pela Ecopilhas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as Escolas a adotar as melhores práticas ambientais.
Deste modo, os estabelecimentos de ensino que recolham e depositem no Pilhão este tipo de resíduos receberão em troca material para atividades escolares.



Vamos participar nesta campanha e estaremos a ajudar a preservar o nosso ambiente.


Contamos com a colaboração de todas as famílias.
Obrigada


terça-feira, 22 de outubro de 2013

A melhor exploração do Outono

Os bebés adquirem conhecimento experimentando ativamente o mundo à sua volta: eles escolhem, exploram, manipulam, transformam, fazem experiências… 



Esta foi mais uma exploração sensorial onde o respeito pela individualidade e o tempo de cada bebé foi respeitado. Explorámos folhas das árvores primeiro individualmente depois em grupos. 


Na sala contornámos as mãos de cada um dos bebés para fazermos os espinhos dos ouriços e com os dedinhos de cada um pintámos os olhos e o nariz.


Envolvemos as famílias na decoração de uma folha para a nossa árvore de outono que ficou muito bonita. 


Obrigada a todas as famílias



segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Interação com fantoches

Esta fase é marcada pela afetividade, toque corporal, tom de voz , expressão,... todas estas (re)ações constituem uma ponte para que o bebé ao vivê-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o rodeia. 



 Os fantoches, através da sua manipulação, das suas cores, dos sons, do movimento... proporcionam ao bebé momentos divertidos, criativos e de ampliação do conhecimento. 


Vê-se em cada olhar, sorriso, espanto,... que o bebé se deixa maravilhar e envolver na magia do fantoche "Pato Quá-quá" . 


“Necessitamos de um ambiente sadio e seguro que encoraje interações positivas e que desperte nas crianças o desejo de explorar...” (Cryer, 1996)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dia Mundial da Música



Hoje, no berçário, celebrámos o Dia Mundial da Música de uma forma muito especial.
A professora Beatriz proporcionou-nos uma aula cheia de suaves melodias, instrumentos, sorrisos, palminhas e muita e maravilhosa música.


A Fátima, ao longo do dia, cantou as cantigas de mimar que mais gostamos, colocou música no leitor de CD para ouvirmos, criou situações de movimento ao som de melodias e colocou na sala muitos brinquedos musicais que explorámos das mais variadas formas. 


Foi um dia cheio de boa música onde não faltaram os sorrisos e os carinhos tão próprios deste grupo.




sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bem vindos a este novo ano

Estamos de volta a este espaço para partilhar convosco as delícias deste Berçário onde apetece estar. Começou o novo ano letivo e com ele chegaram novos bebés. É tempo de muito colo, de muito mimo, de primeiras explorações e pequenas brincadeiras. É no olhar atento e seguro do adulto que o bebé vai sentindo a confiança necessária para estes primeiros tempos de adaptação. 



O processo de adaptação é particularmente difícil para todos e para cada criança o tempo de adaptação é diferente. Aqui respeitamos todas estas diferenças e individualidades e recebemos de braços abertos e colos confortáveis todos os novos bebés.

"A escola deve ser capaz de receber, de braços abertos com regras e brandura, todos os que a vivem. Acolher é albergar, amparar, escutar, proteger, socorrer, tomar em mãos. Disponibilizar espaços, corações, tempo, para tecer o tapete emocionalmente macio onde se apoia a aprendizagem.”

Optimismo e Esperança na Educação

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sessão de Música (especial)

A Beatriz (professora de música) trouxe para a nossa sala um (magnífico) órgão que fez as delícias da pequenada! :-) 


A Bia tocou muitas canções para nós ouvirmos!

                                                            
                                               Pudemos experimentar muitos sons!!!


Fizemos misturas engraçadas e enquanto uns tocavam... os outros acompanhavam com sons vocais!


Foi uma manhã muito especial!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Brincar com diferentes rolos de cartão

Na sala dos bebés todos os dias há novidades... todos os dias surgem surpresas e algumas vezes as surpresas repetem-se. Para os bebés a repetição é fundamental... não só para segurança e melhor exploração como também pela riqueza da diversidade que um mesmo material proporciona. 

Desta vez a surpresa que preparámos foi brincar com rolos de papel. Uns maiores, outros mais pequenos, uns mais grossos que outros... a diversidade era grande e a exploração foi infindável. 




Com estes rolos os bebés puderam rolá-los, apertá-los, rasgá-los, saboreá-los, empilhá-los e até movimentá-los com os pés. Foi fantástica esta exploração de novas descobertas: texturas, sabores, motoras e sociais. 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Laranjas bem fresquinhas

Esta semana lavámos muito bem algumas laranjas, da quinta da nossa escola, e colocámo-las dentro de uma taça de alumínio para todos os bebés poderem explorar.



Foram momentos de grande divertimento e muita brincadeira. Todos fizeram várias explorações: a textura, a cor, o cheiro, o sabor, a suavidade, a frescura, o movimento, o colocar dentro da taça e o retirar da taça.


Houve quem ainda virasse a taça ao contrário e explorasse o som do batuque no alumínio.



Foi uma experiência muito rica de aprendizagens.

terça-feira, 26 de março de 2013

Escola de Pais

Olá Pais,
Vimos convidar-vos a participar num importante momento de partilha em redor de um assunto que tanto inquieta as nossas famílias - as regras e limites.
 Participem!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Bolas e balões

Estivemos a brincar com bolas e balões na nossa sala. Os benefícios que as brincadeiras com bolas trazem para as crianças são inúmeros.


A bola é, na maior parte das famílias, o primeiro brinquedo das crianças, tornando-o muitas vezes no seu brinquedo preferido. 


As bolas e os balões são muito atrativos e estimulantes para as crianças, que ao brincarem desenvolvem o equilíbrio  a coordenação, a motricidade.


As brincadeiras com bolas são as mais antigas e divertidas da história humana. Há milhões de formas diferentes de brincar e vários tipos de bolas. Nesta atividade usámos bolas pequenas, bolas com texturas e balões, para que a exploração fosse o mais variada e divertida possível.


Por outro lado, as brincadeiras com bolas são ainda uma forma privilegiada de promover as relações sociais entre bebés e crianças.


Foi uma autêntica festa na nossa sala. Todos gostaram imenso de brincar com os balões e experimentar as suas possibilidades! Este material vai com certeza surgir muitas mais vezes na nossa sala.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Vamos brincar com garrafas?

Discretamente na nossa sala pusemos um saco cheio de garrafas de plástico grandes. Em poucos segundos aquele saco, foi um grande atrativo. Os bebés aproximaram-se e começaram a tirar as garrafas e a fazer diferentes explorações.

As interações foram surgindo ao mesmo tempo que surgiam as descobertas do som, do peso, da cor.


 As garrafas de água entre outros materiais do dia a dia, que às vezes negligenciamos, contribuem muito para o brincar e para o aprender.